Você está aqui:Conhecer Ferreira»Historia Social e Política»Historia Social e Política

Ferreira do Alentejo, o Concelho e a Vila.

História

As origens da ocupação humana no território do concelho de Ferreira do Alentejo remontam ao final do Neolítico, como atesta o espólio arqueológico abundantemente encontrado ao logo das margens da ribeira de Vale d´ouro e no povoado do Porto Torrão.

O concelho foi doado em 1233 à Ordem de Santiago da Espada que construiu, na zona mais alta e estratégica de Ferreira, um imponente castelo. Porém, em 1838, por deliberação da Junta de Paróquia, o castelo, já arruinado, foi demolido e, no seu lugar, construiu-se o cemitério público.

Dependente, espiritualmente, do bispado de Évora, só em época mais tardia se definiu a circunscrição administrativa autónoma pelo floral da Leitura Nova, concedido em Lisboa a 5 de Março de 1516 por D. Manuel I.

O topónimo da vila está intimamente ligado a uma tradição popular, a lenda da cidade de Singa, que afirma que por volta do século V uma valorosa mulher, esposa de um ferreiro, defendeu o povoado dos invasores bárbaros.

A percorrer o Alentejo, nem me fadigo, nem cabeceio de sono, nem me torno hipocondríaco. Cruzo a região de lés a lés, num deslumbramento de revelação. Tenho sempre onde consolar os sentidos, mesmo sem recorrer aos lugares selectos dos guias.”

Miguel Torga

In Portugal - Alentejo

45

Ferreira do Alentejo - Descobrir o Concelho

Peroguarda

Na pequena e típica aldeia de Peroguarda, a bem amada de Michel Giacometti, guarda-se a Igreja de St.ª Margarida, que ainda hoje denota traços siscentistas. No seu interior, num dos altares laterais, encontramos a imagem que deu o nome à igreja e que é alvo de fervorosa devoção local.

Alfundão

A cerca de 2 km desta freguesia, encontramos Alfundão e a Igreja de N.ª Sr.ª Da Conceição, datável do Século XVII, com um interior ricamente decorado por estuques relevados e pinturas que adornam altares e embelezam tectos. A fachada virada a leste, revela-nos a passagem dos Visigodos pela terra.

Se nos passearmos pelas ruas de calçada negra, encontraremos na direcção do Monte da Zambujeira, uma pequena ponte em pedra que se espreguiça sobre o riacho e que é de origem romana. Nas imediações é possível encontrar pequenos troços de calçada romana.

 

Eventos

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
SETEMBRO 2017
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
Ferreira do Alentejo
Data :  15-09-2017
16
Ferreira do Alentejo
Data :  16-09-2017
17
Ferreira do Alentejo
Data :  17-09-2017
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Publicações

Redes Sociais

g youtubebutton twitter