Biblioteca Municipal de Ferreira do Alentejo

Contacto: 284 738 702

Morada: Rua Conselheiro Júlio de Vilhena nº5

7900-599 Ferreira do Alentejo

Email: biblioteca@cm-ferreira-alentejo.pt

Horários: Segunda-Feira das 14:30h às 18:30h

De Terça-Feira a Sexta-Feira das 10:00h às 13:00h e das 14:30h às 18:30h

Encerra ao sábado, domingo e feriados

 

Consulte o Regulamento da Biblioteca Municipal.

 

História

A leitura pública surge no  nosso concelho  nos anos 60, com a primeira Biblioteca Itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian e Ferreira do Alentejo, orgulhou-se de ver chegar às suas gentes as "furgonetas" cinzentas carregadas de livros que foram um sucesso em todo o País.

O sucesso das Bibliotecas Itinerantes levou à criação das Bibliotecas fixas. Em Dezembro de 1960, às 29 carrinhas cheias de livros que viajavam pelo País, juntavam-se 23 Bibliotecas fixas, que dispunham de um fundo bibliográfico de mais de 445 mil volumes, sempre seguindo os princípios da leitura pública, do livre acesso às estantes, empréstimos domiciliários e serviços gratuitos.

Ainda nos anos 60 é criada a primeira Biblioteca fixa de Ferreira do Alentejo - A Biblioteca n.º117, da Fundação Calouste Gulbenkian - que se instala na Rua Conselheiro Júlio de Vilhena, n.º 1 (actual Associação  cultural de caça e pesca do concelho de Ferreira do Alentejo).

Anos mais tarde e por iniciativa da Câmara Municipal, a Biblioteca viria a ser transferida para um espaço mais central e amplo, localizado na Praça Comendador Infante Passanha, onde funciona actualmente a Junta de Freguesia de Ferreira do Alentejo.

No entanto, com o aumento do número de leitores e documentos existentes, surge novamente a necessidade de mudança para um outro espaço, de maiores dimensões, regressando em 5 de Março de 1999, para a Rua Conselheiro Júlio de Vilhena, n.º 5, instalando-se assim, num palacete oitocentista (onde funcionou em tempos o Tribunal Judicial da Comarca).

Nessa mesma data, o Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, apresenta aos munícipes, o projecto de reconstrução, readaptação e ampliação desse edifício para criação e instalação da futura Biblioteca Municipal de Ferreira do Alentejo.

A Biblioteca Municipal é fruto da celebração de um contrato programa estabelecido entre a Câmara Municipal e o Ministério da Cultura, através do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (I.P.L.B.), no âmbito de um programa de apoio à criação de uma Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

De acordo com a tipologia, podemos classificar a Biblioteca Municipal como sendo uma B.M.1, classificação esta que corresponde a um tipo de Bibliotecas que são instaladas em concelhos com uma população inferior a 20.000 habitantes.

 

17 18 19

 

Informações

Como utilizar a Biblioteca

Acolhimento e orientação

A Biblioteca possui sinalética apropriada para orientar os utilizadores. No balcão estão técnicos com a função de acolher os novos utilizadores e orientá-los na pesquisa bibliográfica e na utilização dos restantes serviços da Biblioteca;

Acesso às estantes

As obras encontram-se em livre acesso, o que significa que o leitor pode retirar as obras das estantes e consultá-las ou requisitá-las à sua vontade. Contudo, não deve voltar a arrumá-las. Deixe-as sobre as mesas ou entregue-as ao técnico de serviço;

Arrumação dos Livros

Os livros encontram-se arrumados nas estantes, de acordo com a Classificação Decimal Universal. Deste modo, as obras ficam agrupadas por assunto, o que torna mais rápida e fácil a pesquisa.

Empréstimo Domiciliário

Todas as obras que estão na secção de empréstimo podem ser requisitadas. As excepções estão sinalizadas com um círculo vermelho / azul na lombada.

Cada utilizador poderá requisitar até três livros por um período de 15 dias, renovável, caso não existam leitores em lista de espera.

Em caso de extravio ou deterioração das obras o utilizador é obrigado a indemnizar a Biblioteca;

Cartão de Utilizador

Para requerer o empréstimo domiciliário deverá inscrever-se e solicitar um cartão de utilizador. Para tal basta identificar-se e apresentar um documento comprovativo da morada;

Catálogo

Existem catálogos actualizados no 1º e 2º pisos;

Sector Audiovisual

Para visionar ou ouvir qualquer documento é necessário retirar a respectiva caixa ou capa, entregá-las ao técnico de serviço e indicar o que lhe interessa ver ou ouvir.

Se pretender ver um filme têm ao seu dispor postos de visionamento;

Visitas à Biblioteca

Os serviços da Biblioteca asseguram visitas guiadas para escolas e grupos.

 

Espaços

 

Piso 1
Uma Biblioteca moderna, funcional e acolhedora como esta, não pode ser apenas um espaço para o livro, mas terá que ser também um espaço para o leitor.

Se o espaço tem memória, esta casa, a Casa dos Livros de Ferreira do Alentejo é um lugar de memórias, afectos e sentimentos.

Não apenas pela sua longevidade mas também e principalmente pelos diferentes usos que foi tendo ao longo dos tempos.

Com efeito, quis a fortuna ou o desígnio dos homens que no sítio onde funcionou uma cadeia, entre outros usos, se erga agora uma Biblioteca, um espaço de liberdade e cidadania.

O destino ou os homens pregam-nos destas partidas.

E ainda bem! É esta uma das singularidades da Biblioteca Municipal de Ferreira do Alentejo.

 

Átrio Principal
Local de chegada e partida, cais de todas as aventuras e descobertas.

É aí que se localiza o balcão de atendimento e se processa o empréstimo domiciliário.

Aí localizam-se igualmente outros serviços de apoio: serviços de informação, acolhimento e orientação;

 

Auditório
Tem como finalidade a realização de atividades de animação cultural e de promoção do livro, da leitura e dos escritores.

O livro deverá sempre ser o pretexto para outras formas de conhecimento, descoberta e comunicação;

 

Sector Infantil Juvenil
Este sector é um espaço polinucleado, constituído por: sala de animação, atelier de linguagens expressivas, hora do conto, empréstimo domiciliário e serviços multimédia.

Através da ligação funcional destes espaços procuramos que o livro seja o ponto de partida para a participação, a descoberta, a viagem que nos leva a ouvir ou a contar histórias, a pintar com todas as cores do arco-íris, a modelar todos os sonhos, a olhar maravilhado o colorido das capas dos livros, as imagens que magicamente se soltam das páginas e participam nas nossas aventuras.

O espaço multimédia e os diversos postos de informática e de acesso à Internet contribuem, decisivamente, para criar uma nova ideia de Biblioteca, não apenas centrada no livro mas igualmente aberta às novas linguagens tecnológicas e aos novos suportes da informação e da cultura.

 

Piso 2
Átrio (piso 2)

É igualmente um espaço de transição para outros lugares, para outras descobertas que se abrem à curiosidade ou à necessidade cultural e informativa dos utilizadores;

 

Sector de Adultos - Consulta local/Empréstimos
Espaço onde se encontram não só os livros e outros documentos que não podem ser emprestados e apenas estão disponíveis para consulta na Biblioteca, mas também todos aqueles que são destinados ao empréstimo domiciliário.

Procurou-se que a sua organização espacial tivesse uma disposição labiríntica que provocasse a aventura, a procura a descoberta, que tivesse recantos de silêncio, revelando-se à medida das nossas necessidades ou do exercício da nossa liberdade de procurar e encontrar o livro de que necessitamos.

Os serviços multimédia dispersos pela sala permitem a utilização da informática e da Internet;


Leitura de Publicações Periódicas (jornais e revistas)
É um lugar de lazer, confortável e informal, onde os utilizadores têm acesso a um vasto e diversificado acervo de jornais e revistas e outros documentos de consulta local em diferentes suportes;


Sala de Audiovisuais
Este espaço destina-se à audição e visionamento de CDs, CD-Rom e Dvd's.


Cafetaria
Espaço destinado a tomar um café, lanchar ou fazer uma leitura mais informal.

Fundo Bibliográfico Documental
A Biblioteca tem à sua disposição cerca de 24.532 documentos que cobrem de forma harmoniosa todas as áreas do conhecimento, com vários níveis de aprofundamento técnico/científico e que traduzem uma pluralidade de opiniões e pontos de vista.

 

4 5 6 7 8 9 11 12 13 14 15 10

 

Eventos

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
NOVEMBRO 2017
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Ferreira do Alentejo
Data :  10-11-2017
11
Ferreira do Alentejo
Data :  11-11-2017
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
Ferreira do Alentejo
Data :  27-11-2017
28
Ferreira do Alentejo
Data :  28-11-2017
29
Ferreira do Alentejo
Data :  29-11-2017
30

Publicações

Redes Sociais

g youtubebutton twitter