Você está aqui:Atividade Municipal»Ambiente (+)»Águas Resíduais»Águas Resíduais

O que são?


São águas cuja composição resulta de diversas actividades ou ocorrências ligadas à vida do homem e das comunidades humanas, as quais podem ter origem: na necessidade de transportar resíduos domésticos, comerciais, industriais, agrícolas ou agro-pecuárias, para longe dos locais de produção; na utilização da água para fins higiénicos, recreativos e outros; na defesa dos aglomerados populacionais contra inundações causadas pela precipitação.

Porque é necessário tratar as águas residuais antes de serem descarregadas no meio receptor?
As águas residuais transportam uma quantidade apreciável de matérias poluentes que se não forem retiradas podem degradar a qualidade das águas dos rios, pondo em causa não só toda a fauna e flora características destes meios, mas também, todas as utilizações que são dadas a estes meios, como sejam, a piscicultura, a utilização balnear.

Sistema de Tratamento em Ferreira do Alentejo

thumb_aguasr3

O processo de tratamento consiste nas seguintes operações e processos unitários:

Fase líquida: gradagem, desarenação, decantação primária, tanque de arejamento e decantação secundária.

Fase sólida: digestão anaeróbia e secagem.

Depois de recolhidas as águas residuais são transportadas até à estação de tratamento. Inicia-se o pré-tratamento, a água residual ao entrar na ETAR passa por um canal onde estão instaladas 2 grades de limpeza manual em paralelo, que servem para reter os sólidos de maiores dimensões. No final deste canal existe um desarenador que permite a remoção de areias.

A água residual, já desprovida de sólidos grosseiros e areias, continua o seu caminho e passa para o decantador primário onde ocorre a decantação de partículas sedimentáveis.
thumb_aguasr4
O efluente é depois encaminhado para um tanque de arejamento convencional onde ocorre o tratamento biológico aeróbio da água residual, que consiste na assimilação da matéria orgânica pelos microrganismos. A água residual que sai do tanque de arejamento é segue para o decantador secundário onde ocorre a clarificação do efluente em consequência da sedimentação dos flocos biológicos.


Depois de passar por todos estes órgãos de tratamento, o efluente tratado é descarregado no Barranco da Fonte a cerca de 200m da ribeira do Vale do Ouro.


thumb_aguasr5As lamas produzidas durante o tratamento são encaminhadas para o digestor anaeróbio onde ocorre a estabilização, sendo depois descarregadas em leitos de secagem ao ar livre. As lamas, depois de analisadas, podem ser aplicadas na agricultura como fertilizante.




Regulamento de Drenagem de Águas Residuais e Pluviais




Consulte o Regulamento da Drenagem de Águas Residuais e Pluviais .






Eventos

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
OUTUBRO 2017
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Publicações

Redes Sociais

g youtubebutton twitter